Chegou o tão esperado dia! Está pensando em ver o Batman Crepúsculo? Que tal mais 5 adaptações do Batman que valem a pena conferir?
Provavelmente, se você não mora embaixo de uma pedra, você já ouviu falar do Homem-Morcego. Batman fez a sua estreia nos quadrinhos em 1939, na Detective Comics, e ganhou serial próprio por conta do sucesso do Superman. Sim, se você ama o Morcegão, mas odeia o Homem de Aço, você precisa pelo menos ser grato ao bom moço. Ou seria bom alienígena?
Com certeza, já houve muitas encarnações do Cavaleiro das Trevas (inclusive um filme homônimo com Christian Bale como o super-herói, possivelmente o mais popular) a mais recente sendo The Batman, lançado agora no dia 3 de março de 2022 com o Robert Pattinson.
Pensando para além do cinema com atores, não me batam porque não tem os filmes do Nolan, aqui está uma lista de 5 adaptações do Batman que valem a pena conferir, se você não as conhece.
1. Batman: The Brave and the Bold
Baseada na série de quadrinhos de mesmo nome, Batman: The Brave and the Bold é um retorno ao Batman não-gótico. Desde os filmes do Tim Burton nos anos 90, o personagem veio tomando um tom mais sombrio nas adaptações em geral.
Nos quadrinhos, existem várias vertentes do personagem onde, inclusive, por uma edição ele já teve uniforme cor-de-rosa. No entanto, as HQs também tem majoritariamente um tom mais sério.
Batman: The Brave and the Bold é colorido e parece quase uma versão animada da série clássica do Adam West. É, também, uma grande homenagem à “Era de Ouro dos Quadrinhos” tendo, ainda, personagens em suas versões da época como o primeiro Flash, o Jay Garrick.
A série animada está disponível na HBO Max.
2. Gotham
Depois do Batman colorido e bem-humorado, vem uma série que traz o clima que você espera do Morcegão. Gotham é uma série que durou 5 temporadas com uma premissa diferente do que estamos acostumados. Aqui, Bruce Wayne ainda é criança.
O assassinato de seus pais então é o que conhecemos do passado do personagem no início, então, não é difícil de imaginar que Gotham nunca tenha sido uma cidade livre do crime. Por isso, não é de se estranhar que o protagonista nessa adaptação seja o Comissário Gordon, muito antes de ganhar esse título.
Por mais que seja uma série com altos e baixos e dividir os fãs por conta de como os vilões são retratados, sem dúvidas vale a pena você conferir e tirar suas próprias conclusões.
A série está disponível na Netflix.
3. Batman: Arkham Asylum
Nem só de televisão e cinema se faz um homem repleto de adaptações. Arkham Asylum é o primeiro jogo de uma franquia agora já consagrada, sobre o Coringa tentando controlar o famoso Asilo de Arkham.
Quando você joga este jogo, depara-se com um jogo com perspectiva em terceira pessoa onde você anda livremente pelo asilo e interage com quem você encontra. Fora isso, você deve trabalhar com os bat-aparatos, e desenvolver suas técnicas de investigação e tudo mais que faz do Batman quem ele é.
Sem surpresas, é um jogo premiado, que levou para casa o prêmio de jogo do ano e também foi considerado como o jogo de super-herói mais aclamado pela crítica de todos os tempos!
O jogo está disponível para PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e para PC.
4. Batman: The Animated Series
Chegamos, enfim, ao que muitos consideram a melhor versão do Batman. Feito logo depois dos filmes do Tim Burton, o desenho traz a estética noir e também o mesmo tema musical composto por Danny Elfman.
Além de roteiros incríveis e dublagens brilhantes, como o Mark Hamill (o Luke Skywalker) que dá voz ao Coringa, o desenho foca muito no trabalho de detetive do protagonista. A parte investigativa do Batman é, por vezes, jogada de lado — por exemplo, no filme do Ben Affleck em que o personagem beira a burrice mesmo.
Batman é conhecido por ter alguns dos melhores vilões que já foram criados, como o próprio Coringa, o Pinguim, o Charada entre outros, e a série trabalha eles muito bem. Inclusive, foi em Animated Series que a Harley Queen apareceu pela primeira vez.
Somado a tudo isso, a série é ganhadora de 4 Emmys, incluindo melhor programa de animação. O desenho durou 85 episódios entre 1992 e 1995.
A série animada está disponível na HBO Max.
5. LEGO Batman: O Filme
Certamente, a maioria das pessoas teria colocado a série animada dos anos 90 para terminar esse artigo. MAS, eu considero o filme LEGO Batman a versão suprema do personagem. E vai ser explicado o porquê.
Uma boa sátira é aquela que conhece profundamente a obra original e trabalha todos os seus elementos levando-os aos seus extremos. Batman detetive? Tem. Ele sendo deprimido? Com certeza. Dependência emocional do Alfred? Está lá. Que tal ele se isolar tanto dos outros heróis com a pose de mau que ele deixa de ser parte do grupo social? Na minha opinião, é uma das melhores cenas do filme.
Para quem conhece, sabe que os filmes, e jogos, e desenhos, da série da LEGO são autorreferenciais e satíricos por natureza, porém a impressão é que no filme do Batman eles atingiram o ápice estético. Com roteiro brilhante e HILÁRIO, ele também é sem furos e onde toda inconsistência é proposital.
Resumindo, bons fãs são aqueles que entendem tudo que há de patético na obra que amam. Os criadores de LEGO Batman: O Filme são, sem dúvidas, os maiores fãs do personagem.
O filme está disponível na HBO Max.
Qual o seu Batman favorito?
Assista ao vídeo que fizemos sobre o filme Coringa.
Siga as Nerdwaifus no Instagram para mais conteúdo!
Se inscreva no canal das Nerdwaifus.
Leia também: Tem RPG para todos os gostos!