Quem conhece a Sanrio pela Hello Kitty, não imagina ver em um anime adulto as 5 lições de Aggretsuko para a gostosa que você é.
Aggretsuko, como já mencionado, é um anime da Sanrio que é a mesma empresa que deu a Hello Kitty e toda a sua turma para o mundo. Diferente dos outros produtos deles, Aggretsuko é um anime para um público mais velho que fala da vida de quem trabalha em escritório de forma bem realista.
A série acompanha a Retsuko, uma panda-vermelho que trabalha no setor de contabilidade de uma empresa. Os colegas de trabalho dela são outros animais, como chefe Porcão que é um completo babaca com ela. Entre os estresses normais do dia a dia no trabalho, a fofa Retsuko gosta de ir para um karaokê box no fim do dia desestressar cantando death metal.
O contraste entre a imagem dela e esses momentos onde ela se transforma é incrível, mas, além disso, as 4 temporadas tem muitas lições que a gente às vezes precisa aprender. O texto contém spoilers (na sua maioria leves) até a terceira temporada, para você poder acompanhar a temporada mais atual, que estreou dia 16 de dezembro, sem medo de ser feliz.
1. Nada impede você de gostar daquilo que você gosta
A protagonista de Aggretsuko é a definição kawaii. Educada, fofa, feminina, voz mansa… Mas nada, absolutamente nada disso quer dizer que ela gostar de death metal seja absurdo. Apesar de que ela esconde isso como se fosse uma doença, eventualmente o segredo é revelado e ela acaba ganhando muito com isso. Muitas vezes a nossa aparência, de onde a gente vem, carrega vários esteriótipos nos quais a gente tenta se encaixar a qualquer custo. Aprende essa com a Retsuko: ser uma fofa que curte cantar death metal está 100% liberado. Algo como a aparência não pode te obrigar a ter um gosto específico. Seja a gótica que escuta funk.
2. Se você não está se sentindo bem no relacionamento, termina
A pressão de não ficar sozinha é muito grande para as mulheres. Na verdade, quanto mais velhas vamos ficando, a pressão ao nosso redor só aumenta. Em determinado momento da história, a Retsuko começa a namorar o homem que é teoricamente perfeito. Ele é rico, criativo, a leva para os lugares… Mas ela se sente mais sozinha do que acompanhada quando está com ele. Por mais que a sociedade ao redor pensasse que o certo seria ela aceitar aquela situação eternamente, ela eventualmente termina com ele. E essa é a segunda lição de Aggretsuko: Tudo bem terminar com a pessoa que todo mundo acha perfeita se ele/ela não faz bem para você.
3. Se você não for você mesma em lugar nenhum, eventualmente você surta
Aggretsuko encontra no karaokê um lugar onde ela pode se soltar completamente. E esse lugar é necessário para que ela não “coringue” e saia matando metade do escritório. O que é um sentimento com o qual é muito fácil de se identificar.
Encontrar esse lugar é muito importante para que você não perca quem você é. Também é importante que você… 4. Tenha hobbies para se desestressar
Ainda seguindo a lógica da lição anterior, não é só importante você ter um lugar seguro para você ser você completamente como é importante você ter atividades que não são trabalho.
Isso não vale apenas para quando você tem um trabalho mais “comum”, como quando você trabalha com o trabalho dos sonhos. É sempre importante você ter aquela coisa que você faz ou consome que te desliga do seu trabalho. Você não é só uma máquina de trabalhar.
5. Gostosas ajudando gostosas
Apesar de ter colegas em seu setor, e até mesmo amigos fora do trabalho, Retsuko não desabrocha até encontrar Gori e Washimi. A Gori, uma gorila que trabalha no marketing, e Washimi, uma pássaro-secretário que é secretária do presidente da empresa são duas mulheres mais velhas que trabalha na mesma empresa. Ela observa às duas de longe como seres perfeitos e inalcançáveis, mas acaba virando amiga delas. Elas são as primeiras que descobrem o “segredo” de Retsuko e não a julgam, mas a encorajam.
É importante encontrar pessoas que encorajam você a ser você. Além disso, elas estão ali para ajudá-la em decisões profissionais, se protegem entre si, se ajudam e se aconselham. Elas ajudam a Retsuko a ser uma pessoa mais confiante, mas ela também ajuda as duas e nos faz ver que todas podem ter um lado mais sensível e frágil, ninguém é intocável.
A lição mais importante de Aggretsuko é essa: a importância de se cercar de mulheres que te apoiam. Quando mulheres se juntam para se ajudarem e apoiarem, o céu é o limite.
Você já assistiu Aggretsuko? Com que personagem você mais se identifica?
Assista ao vídeo que fizemos sobre os desenhos que vimos em 2021.
Siga as Nerdwaifus no Instagram para mais conteúdo!
Se inscreva no canal das Nerdwaifus.
Leia também: 5 reality shows para quem quer fugir do BBB
Uma resposta