O Natal e o Ano Novo estão chegando, e se pensar nas festas de final de ano te deixa fronk e cheia de gatilhos; esse POST é pra você!
✨ 2022 foi um ano pesado, e após toda tensão da pandemia, das eleições, ansiedade social e crise econômica do país é normal se sentir um pouco pra baixo, desanimada e sem muito clima para comemorar…
🤡 Além disso, em muitos casos as festividades são sinônimo de encontrar parentes e pessoas desagradáveis que nos fazem ficar mais pra baixo ainda… Então, como lidar com essa situação?
Saúde Mental no fim de ano na prática:
✅ Conheça seus limites: Primeiramente, caso não esteja em condições (físicas e mentais) de participar e se isso for possível; não vá! Se priorize ao invés de ficar indo por obrigação onde não tem necessidade.
✅ Busque companhia: Se puder, leve uma pessoa querida e que você se sinta confortável (amigx, namoradx) ou fique próxima de colegas que você se identifica
✅ Se prepare psicologicamente: No caso de receber comentários desagradáveis, pense com antecedência na melhor forma de reagir. Às vezes é melhor e menos estressante simplesmente fingir que não ouviu, sair de perto, ou falar com sinceridade que aquilo te machuca e que não vai tolerar tais “brincadeiras”.
✅ Fortaleça sua autoestima: Continuando, caso você não se sinta bem vinda e aceita por conta da sua aparência, peso, cabelo, tatuagens, escolhas de vida… Lembre-se que a maior celebração é com você mesma em todos os momentos que você se sente feliz e cercada de quem te faz bem. Não deixe uma data, um número no calendário fazer você duvidar de si mesma e de tudo que você conquistou.
✅ Faça sua própria comemoração: Separe um momento (nem que seja em outra data) pra celebrar do seu jeito, com quem e como você quiser. Pense em tudo de bom que aconteceu e faça seus planos para 2023 com tranquilidade. Uma ótima maneira de se tranquilizar e se planejar é com o planner Gostosa Organizada (custa só R$10!)
✅ Concluindo: Se cuida! 💕 Caso queira mais conteúdo sobre autoestima, me siga no Instagram.