Se você já viu um cosplay na vida, e já sentiu vontade de fazer, geralmente a gente se encanta com tudo, mas o que é um bom cosplay?
Antes de mais nada, não temos pretensão nenhuma de ditar as regras supremas e o manual definitivo do que é um “bom cosplay”. A visão compartilhada aqui é a da nossa colunista e sua colaboradora, e procura respeitar as muitas formas de se praticar o hobby, sem deixar de lado a parte mais importante da coisa toda: a diversão.
Quando você pisa em um evento Geek a primeira coisa que chama a atenção, às vezes antes mesmo de se o evento está cheio ou não, são os cosplays. E muita gente se encanta e quer entrar para o hobby, mas o que significa um bom cosplay de verdade?
A definição
Um bom cosplay é aquele em que você está satisfeita com o resultado final. Simples assim.
Antes de começar o seu cosplay, geralmente você tem uma visão de como espera que esse cosplay fique em você. Se ao final de todo o doloroso processo de escolher tecidos, fazer mil provas de roupa, modelar acessórios, estilizar peruca e aplicar vinte e cinco quilos de maquiagem, o resultado final se aproximar do que você imaginou, bam! Esse é um bom cosplay.
Mas se você está apenas começando neste hobby e não consegue levar a sua visão inicial até o fim do processo, nós temos algumas dicas que podem ajudar.
Traje
Cosplay é a mistura das palavras costume + play, isto é, brincar de se fantasiar. O “play” é muito importante, mas sem o “costume” (a fantasia em si) não dá nem pra começar a brincar. Estão vamos falar dos trajes.
A palavra-chave para um bom cosplay é ACABAMENTO. Não importa os materiais que você usou para fazer o seu cosplay, se você escolheu os tecidos mais caros ou catou no bacião da 25 de março, se a sua armadura é de papelão ou fibra de vidro, o que vai ditar a aparência final quando tudo estiver em cima de você é o acabamento.
Uma roupa precisa parecer bem costurada. Sem a modelagem correta, dificilmente a roupa terá bom caimento. Nada de barra desfiada ou costura engruvinhada. A escolha dos tecidos corretos também é muito importante (não precisa ser caro, só precisa ter textura e brilho corretos).
E, pelo amor de todos os deuses, antes de tirar fotos ou subir no palco, passe o seu cosplay!
O mesmo vale para armaduras e adereços. Tudo precisa ser lixado, pintado com capricho e envernizado. Modelar algumas peças pode ser bem difícil, por isso não tenha vergonha de pedir ajuda ou contratar um cosmaker com mais experiência.
Tenha atenção aos detalhes. São eles que fazem a diferença entre um cosplay legal e um cosplay fantástico.
Caracterização
Quando falamos de caracterização, estamos falando em transformar você no personagem. E isso não tem nada a ver com o seu tipo físico, e sim com peruca, maquiagem e outros recursos.
Um erro comum entre muitos cosplayers, é assumir que só porque, aparentemente, o personagem não usa maquiagem, você também não precisa. Novidade pra você: precisa sim.
A maquiagem deixa a pele mais bonita e tira o aspecto “oleoso” que faz você ficar brilhoso nas fotos. Também pode ajudar a mudar o formato do seu rosto para ficar mais parecido com o do personagem. E lembre-se que é sempre importante destacar os olhos, mesmo que seja só um pouco, porque é onde está a maior parte da sua expressão.
Se, por outro lado, o personagem USA uma maquiagem específica, ou tem a pele colorida, ou tatuagens e desenhos pelo corpo, ou qualquer outro traço que precise de uma maquiagem mais elaborada, não deixe para testar no dia do evento.
Perucas, lentes e outros
Perucas também devem ser testadas e estilizadas antes de você usar em definitivo. Escolha fibras que tenham menos brilho e embaracem menos. Se for encomendar pela internet, faça o pedido com vários meses de antecedência e aprenda a colocar a peruca na cabeça. NÃO é normal o seu cabelo aparecer. Mas com prática é fácil, prometo.
Sobre lentes de contato, tem muita gente que prefere não usar. E tem gente que também não pode usar. A recomendação aqui é procurar um oftalmologista para saber se o seu olho tem a curvatura correta para usar lentes de contato e comprar suas lentes em lugares de confiança. Sua saúde vem em primeiro lugar!
Sempre treine muito antes de usar as lentes no dia, porque elas podem incomodar bastante no começo e demora para se acostumar. Também é importantíssimo respeitar a data de validade das lentes e cuidar muito bem da limpeza e conservação delas.
Se você seguir todas essas recomendações, lentes coloridas sempre vão garantir um brilho a mais para o seu cosplay.
Ainda na parte da caracterização nós podemos incluir as roupas de baixo. Elas são importantes para ajudar a manter a silhueta do seu cosplay. A roupa de baixo correta pode deixar você com um corpo muito legal, e a roupa de baixo errada vai marcar na sua roupa ou até deixar seu corpo com uma aparência que ele não tem!
Performance
Chegamos ao “play”, a parte que diferencia o cosplay de simplesmente “vestir uma fantasia”. E você não precisa subir no palco para interpretar o seu personagem, você pode vestir seu cosplay apenas para tirar fotos, ou para passear no evento, mas o “play” sempre vai lá. Seja para interagir com outros cosplayers, ou dar atenção para uma criança, ou fazer pose para fotos, ou até viver o dia inteiro dentro do personagem, sem dúvida é uma das partes mais divertidas.
Geralmente escolhemos personagens que gostamos, e isso já ajuda bastante na hora de representá-lo, mas se é a sua primeira vez, aqui vão algumas dicas.
Assista ou leia tudo que puder sobre o seu personagem. Tente prestar atenção no jeito de falar, andar e fazer as coisas e tente imitar. Se sentir que ajuda, faça tudo em frente a um espelho. Peça a opinião de amigos que você confie. Treine e decore algumas poses legais para fotos.
Se você planeja desfilar no palco, além da pose final, lembre-se de posar em frente aos jurados dando ênfase aos detalhes que você acha mais importantes. Não é obrigatório, mas é sempre legal manter a postura e expressão do personagem enquanto desfila.
Caso você planeje uma performance completa no palco, ensaie MUITO antes. Mas muito mesmo. Monte sua cena com cuidado para que ela não fique nem muito corrida, nem longa demais.
Pense na cena para que todos consigam entender o que está acontecendo nela e entendam o personagem, mesmo que não conheçam. Se a cena tiver um áudio gravado, ele deve estar claro e sem ruído. Escolha trilha e efeitos sonoros que combinem com a cena e não atrapalhem a compreensão do que está sendo falado. E ensaie, ensaie, ensaie.
Mas e depois?
Todas essas dicas são o começo para que o seu cosplay seja sempre um espetáculo para você, e para o seu público.
Como qualquer arte performática, o cosplay é um hobby que depende da apreciação dos outros para estar completo, mesmo que seja só para fotos. Saber que outras pessoas também gostaram do seu cosplay é muito legal e nos estimula a continuar fazendo.
Críticas construtivas também são bem-vindas, mas nada é mais gratificante do que olhar as fotos e ver que o cosplay ficou do jeitinho que você queria.
O importante é nunca se esquecer da regra número um: cosplay é diversão.
Se você não está se divertindo, não está fazendo direito.
🔥 Conteúdos BRABOS todo dia, já aproveita e me bota nos seus favoritos!
📚 Conheça meu curso sobre Marketing para Cosplay.
🎯 Saiba mais sobre meu curso Conteúdo Exclusivo, para você começar a ganhar dinheiro com o que tem no celular.
😈 Badernashop — A loja da Patroa.
📖 Leia também: Dicas para não se ferrar na mão de fotógrafo
Uma resposta