Quem é que te sustenta? Quem paga as suas contas, suas roupas, seus hobbies ou quem paga um jantar de vez em quando?
Talvez a introdução já tenha respondido um pouco o debate, mas é que de vez em quando surge gente dizendo que não racha a conta do jantar porque “não quer sustentar a namorada”.
Mas será que esse babaca faz só isso? Será que ele só diz essas merdas quando se trata de pagar a conta?
Bem, vamos voltar para o começo da questão.
Jogos de poder.
Na nossa sociedade, nascer mulher é uma bosta. Se você não for branca então, pior ainda. Tudo está e existe contra você. Porque, para começar, você recebe menos. Mas tem outras questões: se você for mulher cis não querem te contratar porque você engravida e se você for mulher trans não querem te contratar porque sim.
Quando entramos em um relacionamento, até mesmo de amizade, essa questão do poder também é relevante.
Todo relacionamento é um jogo de poder que pode ou não ser saudável. E existem muitas formas de alguém exercer poder e dominação sobre outra pessoa. Pode ser dominação física (com agressões, etc.), monetária (controle do dinheiro, não deixar trabalhar…) ou psicológica.
Ou seja, entender e perceber qual o jogo de poder nas suas relações, e se esse jogo é saudável, determina como você está, sua segurança e a sua independência.
E o que pagar o jantar tem a ver?
Se pensarmos que a relação da mulher com o dinheiro é historicamente de ter menos dele, muitas mulheres enxergam pagar o jantar como se colocar em pé de igualdade. De que tem o mesmo poder que o homem.
No entanto, a gente sabe que homem geralmente é um lixo, e quem se relaciona com homem cis acaba aceitando o mínimo (tipo, tomar banho) como algo incrível. Será que pagar o jantar também não deveria ser o mínimo já que eles reclamam até de dar presente?
Ou melhor, será que eles não passaram a perceber qualquer coisa como sustentar a gente exatamente porque comemoramos qualquer coisa como algo especial?
É o pai que vê o filho a cada duas semanas, posta foto no Instagram e vira pai do ano. Quantos homens se acham os maridos/namorados perfeitos só porque no dia dos namorados dão uma cesta de café da manhã?
Ele te sustenta?
E seguindo esse ideal do que é o mínimo, os caras acham que qualquer R$ 200 está sustentando a mulher. Só porque ele usa a mesma camiseta surrada com cheiro de suor, que já está mais parecendo peça de museu há 15 anos, eles enchergam cuidado e zelo como supérfluo.
Além de não terem feito compra de mês uma vez na vida e não saberem quanto custa fazer uma compra de mercado.
Quem te sustenta é quem paga as suas contas, as suas coisas e os seus hobbies. Inclusive, pagar a assinatura da Netflix também não é ele ser uma pessoa incrível e bondosa já que ele também usa ela.
Check-list.
Para terminar, um check-list básico para se você ouvir alguma dessas abaixo lembrar que: nenhuma dessas coisas é te sustentar e… Esse macho não vale à pena, ficar sozinha provavelmente é melhor do que passar por isso.
Se valorize.
No meu Instagram eu fiz uma live BRABA de mais de uma hora para falar da relação histórica da mulher com o dinheiro. Complementa bem esse post aqui.
🔥 Conteúdos BRABOS todo dia, já aproveita e me bota nos seus favoritos!
📚 Conheça meus cursos e serviços.
🎯 Saiba mais sobre meu curso Conteúdo Exclusivo, para você começar a ganhar dinheiro com o que tem no celular.
😈 Badernaflixx — A loja da Patroa.
📖 Leia também: Você aceita ficar sozinha?